top of page

A imigração em Uberaba e o fortalecimento dos laços sociais

No final do século XIX, estimulados pela política de imigração criada, na época, pelo governo brasileiro, inúmeras famílias de sírios e libaneses vieram ao Brasil. Essas famílias se especializaram no comércio, e suas habilidades para os negócios fizeram com que muitos deles se estabelecessem nas cidades mineiras.

Em Uberaba, segundo historiadores locais, ainda que a maioria da população tenha sido receptiva com esses imigrantes, muitos se tornaram alvo de discriminação e preconceito. No entanto, em contrapartida a esta realidade, na busca da integração com a população urbana local e o fortalecimento dos laços sociais, esses grupos minoritários promoveram festas, além de atividades de lazer, culturais e esportivas, objetivando o melhor convívio entre os compatriotas.

Nesses momentos, foram criadas, entre diversas outras, a Societá de Mútuo Soccorso Fratellanza Italiana (1897), a Sociedad Espanhola de Socorros Mútuo (1901), a Agrícola Nipo-Brasileiro (1917), o Clube Sírio-Libanês (1925) etc.

Dentre essas instituições, destaca-se o Clube Sírio Libanês, que era localizado na Rua Major Eustáquio, região central e bastante reconhecida de Uberaba. Ali, criou-se um dos clubes mais luxuosos do Brasil, o que proporcionou diversas contribuições, principalmente, no que diz respeito às tradições, honradez, trabalho e progresso da cidade. 

Clique nas imagens para ver em tela cheia

Acervo pessoal Paulo Tarso Mauad (Babula) e Glaura Mendes Name, Leninha e Mauro Abud

bottom of page