top of page
A suntuosa arquitetura do Clube
O Clube Sírio-Libanês ficou famoso pela sua arquitetura característica e única. Algumas dessas estruturas estão preservadas até hoje, mesmo após anos de construção e após situações que colocaram o prédio em risco. O local é cheio de referência das tradições sírio-libanesas. Mas não há dúvidas: as piscinas e as festas eram o que mais atraía a atenção das pessoas de Uberaba e de toda a região.
Linhas arquitetônicas modernas, projeto arrojado, salão de festas com confortáveis camarotes, palco conversível, iluminação adequada a cada evento e, nos fundos do terreno, uma quadra esportiva, coberta nos padrões oficiais e de multiuso. Em anexo, uma moderna sauna, tendo ao lado uma piscina semiolímpica, com moderno trampolim para saltos ornamentais. Ao lado, um bem cuidado campo, gramado, para a prática do “futebol-society”.
Democraticamente, os dirigentes abriram o clube para toda a sociedade uberabense, descendentes ou não, ampliando, assim, o número de associados. Quem não tinha piscina, sauna, não morava em condomínio e não tinha campo de futebol, tornava o Clube Sírio-Libanês a extensão de sua casa. Festas, bailes, recepções, carnavais, “soarêes” dançantes, apresentação de cantores, peças teatrais... um espetáculo. As colunas sociais nos jornais da cidade davam destaque a intensa movimentação social do clube.
Piscina
Um dos assuntos recorrentes sobre o clube era o seu trampolim duplo. O local servia para saltos ornamentais e a diversão daqueles que amavam a água e não tinham medo de altura, afinal, as medidas do brinquedo aquático eram de quatro e oito metros de altura, utilizado em uma piscina com oito metros de profundidade. Além do lazer, a piscina também serviu, por inúmeras vezes, às equipes do corpo de bombeiros da cidade, que ali realizavam treinamentos de resgates e técnicas de mergulho.
Piscina e trampolim do Clube (Imagem da internet)
Banda "Os Mugstones" posando no trampolim do Clube-Sírio Libanês (Imagens da internet)
Foto da piscina, em 2023 (Acervo FETI)
Foto da piscina, em 2023, vista de cima (Acervo FETI)
bottom of page